II TUNAS D'OURO

"Sou a Sofia, aspirante a pré-careto da Tuna Académica da UTAD e no sábado tive a minha primeira saída enquanto Tuna, o meu primeiro festival. O Festival decorreu em Vila Nova de Gaia, mais propriamente em Oliveira do Douro e foi organizado pela TAOD, a Tuna Académica de Oliveira do Douro. Neste festival, para além da TAUTAD, as tunas a concurso eram a Higiatuna, a Tu Na d’ESTES e a Tuna Pitagórica de Avintes. Foi a minha primeira experiência enquanto membro de uma tuna, era tudo novo para mim, desde as músicas aos rituais e tradições. E quando falo em rituais e tradições a tuna sabe a que me refiro e os dois guias também. Os guias, essas duas almas que tiveram a coragem de nos acompanhar ao longo de todo o dia, sempre com um sorriso na cara (e vá se lá saber porquê), sempre prontos para ajudar e para brincar, principalmente. 
Depois de um dia bastante atribulado com música, alguns ensaios e muitas peripécias, chegou a noite e com ela a hora de subir a palco. Os nervo começaram a apoderar-se de todos, nuns mais, noutros menos e nisto a experiência não conta muito pois os nervos apanham-nos sempre, principalmente quando de nós depende algo muito importante. As cortinas abriram-se e lá estávamos nós sorridentes e prontos para dar show. A Tautad interpretou 5 temas: O nosso instrumental “Dança dos Camafeus”, o original “Saudade”, a nossa música de solista “Senhora do Mar”, o nosso hino “Pelas Vielas” e uma estreia chamada “Na Vela do Meu Navegar” . Pandeiretas, estandartes, guitarristas, cantores, todos saíram do palco com a sensação de missão cumprida e isso revelou-se mais tarde. Acabadas as actuações, chegou a hora da entrega e à TAUTAD foi entregue o prémio de melhor porta-estandarte, motivo de orgulho para todos, mas principalmente para os maiores responsáveis por isso, o Tuno Guerrilla e a pré-careto Marcela a quem deixo os meus sinceros Parabéns. Poderíamos ter ganho outros prémios, como isso não dependia só de nós, trouxemos apenas um mas com muito orgulho. 
E assim passou, o primeiro de muitos momentos com a minha nova família  Agradeço a todos a forma como me receberam e por me apoiarem nesta nova etapa da minha vida. Espero estar a altura de todos os desafios que me aparecerem. 
VAI TUNA! 
 Vila Real, 19 de Novembro de 2012."

Esta foi a visão de uma aspirante que se aventurou a ir a um festival de tunas com a TAUTAD. O II TUNAS D'OURO decorreu no passado sábado e a TAUTAD trouxe de lá o prémio de melhor porta-estandarte. Obrigado à TAOD pelo convite e aos guias por serem pessoas de uma espetacularidade imensa!




Sem comentários:

Enviar um comentário