E falando em animação...os teatros necessários à participação neste festival (sendo ele um festival temático – “séries televisivas”) ajudaram a aligeirar o ambiente em muitas alturas. Bóias de salvamento (Bay Watch), OVNI (“Ficheiros Secretos”) e o carro com luzes intermitentes (“KITT – O Justiceiro”) foram criados com muita animação e com pouco tempo de antecedência– nem fossemos nós estudantes universitários.
A viagem para Coimbra, no dia 29 de Abril de 2011, (apesar da média de sono ser 3 horas por noite) foi barulhenta, cheia de musicalidade mas, acima de tudo, cheia do espírito que inunda as Tunas. Foi, durante esta a viagem, que se descobriu a música gravada no megafone “Fur Elise - 8bit" e esta passou a ser o “hino” do Festival. Após a fabulosa recepção dos guias João e Carolina que tão amavelmente nos levaram à sala de jantar, segue-se a actuação.
Em jeito de sorteio a TAUTAD é a 1ª a subir a palco. Aquilo que parecia durar uma eternidade, passou num estalar de dedos e o pânico de antes deu lugar aos sorrisos imensos e às vontades de correr até cair de cansaço aquando da actuação. A TAUTAD sai do palco após a frase “That’s All Folks” seguida pelo genérico da “Looney Tunes” tocado num Kazoo. Após este momento seguiram-se as fotos da “praxe” tanto em Tuna como com os Guias, estando a Escola Superior de Tecnologia e Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra como pano de fundo.
Perto das 00:30, os membros da Tuna caem em si e apercebem-se que dali a pouco tempo vão ser revelados os resultados. A TAUTAD entra para ver a actuação da Tuna anfitriã “TU’ NA D’ESTES” que tão bem nos recebeu. O tempo de espera foi o pior e mais doloroso foi o momento em que os Magisters de todas as tunas participantes subiam ao palco antes da distribuição dos prémios. Alguns pediam ajuda aos céus, outros andam em círculos, outros limitam-se a falar imenso e sem sentido. Eis que chegam os resultados:
No final da noite o júri deliberou:
*Melhor "Caricas" (Pandeireta): Estudantina Universitária de Viseu
*Melhor "Pau" (Porta-Estandarte): TAIL
*Prémio "Dedos de Ouro" (Melhor Instrumental): TAISCTE
*Melhor "Cordas Vocais" (Solista): TAUTAD
*Tuna Mais Mista: TAISCTE
*Prémio Séries Televisivas (temático): Estudantina Universitária de Viseu
*Melhor Tuna: Estudantina Universitária de Viseu
*Tuna Mais Tuna: TAUTAD
Após este momento de festa segue-se...MAIS FESTA na discoteca “Theatrix” (ou como nós o apelidámos: Teatro Matrix e note-se que a TAUTAD esgotou o stock de cerveja neste mesmo espaço e acaba por “ajudar a encerrar” a mesma discoteca, sendo que a TAUTAD sai de lá às 7h00.
Coimbra termina, assim, no dia 30 por volta das 20h30, com um enorme sorriso nos lábios e muito cansaço, acrescentando aos prémios ganhos o Prémio FAST’À CABRA e acabando com a música que marcou o FAST’À NOITE: Fur Elise.
Por: Mara "Ídola" Dias, TAUTAD.